voltar à página inicial

 


O banco de dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentado da Caatinga visa oferecer uma listagem de todos os Planos de Manejo elaborados e/ou implementados no bioma Caatinga.

A primeira versão foi construída em 2005 a partir de um levantamento em todas as superintendências do IBAMA do NE (PI, CE, RN, PB, PE e BA) bem como na SEMACE.

O banco foi atualizado em 2007, 2012 e 2015 em todos os estados do NE. Desde então e até hoje, não há Planos de Manejo Florestal Sustentado nos estados de Sergipe e Alagoas.
O banco de dados ora disponibilizado trata da quarta atualização realizada em estreita colaboração com os órgãos estaduais de meio ambiente.

O objetivo deste banco é oferecer um panorama histórico e a situação atual da implementação do manejo florestal da caatinga mediante Planos de Manejo protocolados nos órgãos responsáveis.

O banco apresenta as principais informações de cada Plano incluindo localização, área, produção, produto e situação de regularização.

Os gráficos abaixo apresentam a dinâmica do número e da área de manejo florestal no bioma Caatinga.

Fonte: APNE - construção própria

Fonte: APNE - construção própria
 
Apenas considerando os Planos de Manejo "ativos", obtém-se outro quadro:

Fonte: APNE - construção própria

Fonte: APNE - construção própria

O número de PMFS ativos (473) é menor que em 2015 (588) e representa apenas 48% do total de planos protocolados nos órgãos responsáveis. Em termos de área manejada, os planos de manejo ativos representam 43% do total, atingindo em 2018 apenas 283 mil ha (contra quase 400 mil ha manejados em 2015).

Considerando uma superfície do bioma de 850.000 km2 com uma área de remanescentes em torno de 466.000 km2 (55%) (www.mapbiomas.org), apenas 0,6 % da área de vegetação nativa está sob regime de manejo florestal sustentado.

 
Confira o mapa!