CARNAÚBA ( Copernicia prunifera (Mill.) H.E.Moore ) |
Informação básica da planta
1 - NOMECLATURA
Nome científico: Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore.
Sinônimo: Arrudaria cerifera (Arruda) Macedo, Copernicia cerifera (Arruda) Mart., Corypha cerifera Arruda.
Família: Arecaceae
Nomes populares: Carnaúba, carnaíba, carnaíva, carnaúva, carandaúba, caranaíba, carnaba, carnahyba.
2 - OCORRÊNCIA
Pará, Maranhão, leste de Tocantins, Goiás até e Bahia e norte de Minas Gerais (em geral em todo o Nordeste). As maiores populações concentram-se no Piauí e Ceará. Apresenta registros nos vales dos rios, em terrenos salinizados e mal drenados e na vegetação da caatinga.
3 - DESCRIÇÃO
É uma palmeira que atinge 10 a 15m de altura e 15 a 25cm de diâmetro. Quando jovem, a carnaubeira permanece com as bainhas presas ao caule, dando à planta um aspecto agressivo, recebendo o nome popular de quandú, pela semelhança da planta com aquele animal recoberto de espinhos. À medida que alcança idade mais avançada, o caule fica liso, destituído das bainhas. Folhas com bainha envolvendo o caule, tendo lateralmente uma expansão laminar paleácea, fibrosa, dispostas em capitel, num conjunto esferoidal bastante elegante, de tonalidade verde levemente glauco, em conseqüência da cera que recobre a lâmina foliar. Pecíolo e bainha cerca de 1,0 1,1m. Um aspecto interessante na distribuição das folhas é que, sendo helicoidal, em alguns indivíduos ela se faz da esquerda para a direita, e em outros da direita para a esquerda, sem qualquer motivo aparente. Inflorescência que se desenvolve na axila das folhas médias do capitel, variando de 3 a 4m de comprimento, pouco densa, lenhosa, bem ramificada; ramos laterais em torno de 20. Espigas 4,0 - 7,0cm de comprimento. Flores pequenas, de cor creme. Fruto 1,5 cm de comprimento, de forma mais ou menos olivácea, verde escuro no amadurecimento. Floração de julho a outubro e frutificação de novembro a março.
4 - USOS
Espécie de extrema importância econômica, da qual praticamente tudo se aproveita. A carnaúba pode ser aproveitada de forma integral, por isso o termo “Árvore da vida” é empregado para designar essa espécie. Óleos vegetais são provenientes dos frutos (amêndoas) e a cera, da palha. A cera é o principal produto da carnaúba, sendo aplicada na industria de polidores - em polidores de pisos, móveis, carros; na de informática - em chips, tonners e código de barras; nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos; na fabricação de tintas, papel carbono e filmes plásticos, entre outras aplicações. O estipe serve para vigamento de casas e confecção de móveis; as folhas, depois de secas e delas retirada a cera, tornam-se um produto nobre para a confecção de esteiras, chapéus e outros artefatos. A cera é seu principal produto. A arquitetura da planta representa significativo potencial para o seu uso no paisagismo.
topo da página
|